sábado, 4 de julho de 2009

FERMENTO INSTANTÂNEO SECO


Opa! Depois de dois meses recomeço as minhas postagens....esse assunto aqui no Paraná é bem polêmico, pois, as panificadoras e confeitarias não reconhecem esse produto com eficácia...vejamos o laudo de minha pesquisa! Boa Leitura!

Fiz uma experiência durante uma semana de produção em temperatura de 30º com 30 mil pães-dia utilizando o fermento instantâneo com a duração de fermentação de 3 horas.
Identifiquei que nas receitas que desmanchei (massa doce e massa salgada) tiveram um rendimento de 1.3% em relação ao fermento fresco utilizado, mesmo sendo a proporção de 50g de fermento fresco para 15g de fermento instantâneo seco. Na lógica...o fermento fresco renderia mais..ledo engano!
O custo do produto é agregado, aparentemente caro, mas comparando com as medidas equivalentes de receita, a diferença é de R$ 0,01 (um centavo).
Verifiquei que tive uma economia de energia decorrente da desativação de uma geladeira e de um cilindro, devido a massa fermentar sobre a mesa, tinha-se a necesidade de agilizar o trabalho.

Tinha uma despesa com geladeira ocupando espaço externo no estoque e agora ocupo prateleiras.

O prazo de validade aumentou para o armazenamento para 6 meses e depois de aberto (bem acondicionado) por 3 SEMANAS. Posso aproveitar promoções... agora a luta é por preço!

Meus manipuladores não utilizam mais luvas para manipular o fermento fresco, pois, deviam esfarelá-lo depóis da massa semi-pronta. Agora o fermento é pesado em balança digital e colocada diretamenta na farinha de trigo e depois agregado os outros ingredientes.

ECONOMIZEI COM LUVAS DE PROCEDIMENTOS!

Meus pães ficaram maravilhosos..principalmente o pão francês!

RECEITA DO PÃO FRANCÊS


1 kg de farinha de trigo
20g de sal
20g de açúcar
água ao ponto (em torno de 500ml)
3g de melhorador de farinha
1 colher de sopa (rasa) de fermento instantâneo seco
20g de banha de porco

Modo de Preparação:

Misturar o fermento à farinha de trigo por 3 min. Depois acrescentar os outros ingredientes e bater em ponto de véu. Deixar a massa descansar um pouco..modelar os pães, deixar crescer e assar em forno turbo com vapor por 15min.

Agradecimentos ao SR. Mailson técnico da Fetipan que me ajudou na pesquisa!

APROVEITE ESSA DICA.... UM ABRAÇÃO!

Um comentário:

  1. Vou testar a receita depois te digo o resultado.
    Por falar em receita, gostou do Pé de Moleque?
    Abçs paraibanos cheios de saudade.
    Linda

    ResponderExcluir